Boa Vista - Roraima | 99115-5266 - (95) 99115-5266

Rorainópolis recebe ações de eliminação do Aedes aegypti

Categoria: Rorainópolis | 08.07.2020

Rorainópolis recebe ações de eliminação do Aedes aegypti

Equipes do Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue (NCFAD), da Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau estão intensificando suas ações no interior do Estado.

As atividades foram iniciadas na segunda-feira (6 de julho), no município de Rorainópolis, com o objetivo de fazer o controle de vetores utilizando os equipamentos UBV (Ultra Baixo Volume) acoplados em veículos, conhecidos como “carros fumacê”.

A preocupação da Sesau é evitar a propagação das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya.

Rosângela da Silva Santos, gerente do Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue, disse que Rorainópolis apresentou, nos seis primeiros meses deste ano um total 194 casos de dengue, o que representa um aumento de 58% nas notificações em comparação ao mesmo período de 2019.

“Como o foco dessa ação de controle é atender as áreas urbanas consideradas de risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya, começamos o trabalho por Rorainópolis. Dez técnicos estão envolvidos na execução das tarefas durante os turnos da manhã e tarde”, esclareceu.

A técnica frisou que a comunidade pode ajudar mantendo a eliminação de criadouros por meio da manutenção da limpeza dos quintais. Rosângela destaca ainda a importância se lavar semanalmente os bebedouros de animais domésticos, evitar água em vasos de plantas, manter os reservatórios de água bem tampados, como baldes, caixas d’água e todo recipiente que possa acumular água.

“É importante também acondicionar em local adequado o lixo doméstico, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar pneus a céu aberto e vedar qualquer fissura nas fossas sépticas. Essas são atividades fundamentais para a efetividade no controle do Aedes aegypti”, complementou.

Deixe seu Comentário